Conheça a Região / Notícias Imobiliárias

Sou autônomo, posso pleitear um financiamento habitacional?




Imagem

Sim. Todo trabalhador autônomo, tem boas chances de ter o financiamento aprovado.

Basta atender os requisitos de comprovação de renda exigida pelos bancos que são bem simples, acompanhe:

      - conta corrente bancária - manter boa movimentação, pois a movimentação de dinheiro pode ser usada como uma maneira de comprovar renda. Por isso será necessário conservar os extratos bancários de um determinado período de tempo.

      - imposto de renda - é o documento muito utilizado para financiar imóvel sem carteira assinada e serve como comprovante dos seus rendimentos, já que todos eles devem ser registrados na receita federal.

Com o IR e as movimentações que aparecem no extrato bancário estarão compondo a renda que será analisada para aprovação do se crédito.

      - DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimento) também pode ser útil, dever ser emitida por um contador habilitado.

Documentos relacionados à participação em cooperativas, sindicatos e associações profissionais também podem ser utilizados. Além disso, são úteis os comprovantes de contribuição do INSS (instituto nacional do seguro social) e do ISS (imposto sobre serviços).

Financiar um imóvel sem ter carteira assinada pode ser um pouco complexo. Afinal, funcionários em regime CLT conseguem comprovar sua renda mais facilmente para os bancos. Entretanto, existem diversas alternativas para os trabalhadores autônomos. Se você tem interesse em obter um financiamento não deixe de fazer a sua declaração de IR e aproveite a prorrogação para entrega da declaração que expira agora em 30/06/2020.

Publicado em 27/04/2021


Voltar
Entrar em contato via WhatsApp!