Conheça a Região / Notícias Imobiliárias

Direito Imobiliário: Alguns Pontos Fundamentais Para Saber Antes De Comprar Um Imóvel




Imagem

A compra de um imóvel é sempre um grande momento na vida das pessoas. Para muitos, é a realização de um sonho; para outros, uma possibilidade de aumentar seu patrimônio. Apesar da importância, não são todos os que dão a devida atenção aos aspectos jurídicos em uma negociação imobiliária.

Coisas simples que poderiam ser resolvidas antes da assinatura do contrato podem se tornar um imenso problema.
Confira alguns pontos fundamentais necessários para uma boa negociação:

I-Confira se as informações sobre o imóvel estão corretas
Antes de comprar, tenha certeza de que todas as informações divulgadas correspondem à realidade do imóvel.

II-Realize consulta à certidão negativa de ônus reais do imóvel
Este documento é expedido pelo Cartório de Registro de Imóveis e através dele é possível verificar se existe algum ônus que recaia sobre o imóveis que impeça a negociação.

III- Verifique as condições dos proprietários
Antes de fechar um acordo de compra e venda, é essencial verificar as condições dos atuais proprietários e descobrir se eles são civilmente capazes para exercer o ato de transferência do referido imóvel.

IV- Verifique se no imóvel há pendências
Caso você adquire um imóvel com dívidas tributárias, o ônus ficará como o novo proprietário.
É necessário também saber as condições econômicas do imóvel, sejam elas condominiais, IPTU, contas de consumo, entre outros tributos e encargos de direito real.

V- Outro ponto importante são os apontamentos em nomes dos proprietários
Durante a análise é importante saber se existe apontamentos em nome dos proprietários e de suas empresas se for o caso. Essa medida auxilia na identificação da reputação dos vendedores, permitindo ao comprador ter mais confiança antes de fechar o negócio.

Enfim, o processo de compra é bem delicado e exige a intermediação de um bom profissional, não só para solicitar as certidões mas para analisá-las.

Lembre-se mesmo em caso de financiamento bancário é necessário toda essa análise, pois o agente financeiro responde apenas pelo crédito concedido.

A Casa Real Imóveis possui um departamento específico que cuida minuciosamente das análises de compra e venda, incluindo análise de crédito habitacional e ainda contamos com a expertise da Dra. Andreia Chinalia Palmitesta Advogada especializada em direito imobiliário que nos dá assessoria.

Publicado em 22/04/2021


Voltar
Entrar em contato via WhatsApp!